Jofran P. Oliveira

psicólogo/psicoterapeuta – crp 06/125148

Saúde financeira

| 0 comentários

De acordo com blogs e sites de educação financeira, “saúde financeira” pode ser o seguinte: “ter o controle do dinheiro de forma que se possa atingir os sonhos materiais de curto, médio e longo prazos” (fonte: www.dsop.com.br)

Em tese então, ter saúde financeira ou uma vida financeira saudável não significa propriamente ter muito dinheiro ou ser rico. E de fato, conheço pessoas que tem renda alta, mas que estão muito endividadas; por outro lado, também conheço pessoas com rendimentos modestos que estão construindo seu patrimônio numa boa.

Em relação às pessoas que se endividam além da conta dá para perceber que, via de regra, sempre gastam mais do que ganham – fato que pode acontecer eventualmente na vida de qualquer um – mas nunca o tempo todo. Como isso acontece?

Na maioria das vezes gastar além da conta está relacionado com características comportamentais da pessoa. Geralmente são pessoas impulsivas que tem dificuldades para conter seus impulsos, a dificuldade vai de grau moderado a severo.

Então, pensar no conceito de “consumo consciente”. Antes de comprar alguma coisa, costumo me fazer algumas perguntas:

– Eu preciso realmente disso ou daquilo, ou apenas estou com vontade de comprar?

– Se for realmente necessário, tenho dinheiro para comprar ou terei que me endividar?

– Se posso comprar, tem que ser realmente agora?

Outra dica: se estiver com aquela coceira para comprar algo, por exemplo, um celular novo ou trocar de carro, tente esperar um pouco, alguns dias ou semanas. Não esqueça: toda semana você recebe um e-mail com “a última oportunidade da sua vida” de adquirir alguma coisa.

Share

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.