Jofran P. Oliveira

psicólogo/psicoterapeuta – crp 06/125148

Otimismo e a fábula do copo “meio cheio”

| 0 comentários

Muito comum no “face” um pequeno teste que determina se a pessoa é otimista ou pessimista: coloca-se uma figura de um copo com água até a metade e vem a pergunta fatal: O copo está meio vazio ou meio cheio? Então se a pessoa responde que está “meio vazio”, pronto! A sentença: pessimista! Nada mais tolo, ingenuo e cruel.
Alguém que esteja passando por problemas de difícil solução, de qualquer ordem, tende a olhar para a vida de um modo diferente do que quando está bem. Há também pessoas que tem uma visão mais critica que outras em relação à vida, às circunstâncias: meio ambiente, economia, politica, etc. Por exemplo os comentaristas dos telejornais e blogueiros que normalmente nos dão as más noticias pela manhã. São todos eles pessimistas (e portanto deveriam estar em terapia…) ou estão apenas fazendo uma análise dos eventos que permeiam a vida na sociedade e tecendo previsões baseadas na história dos acontecimentos?
Uma situação muito comum que acontece no dia-a-dia: Um jovem casal estava pensando em iniciar uma vida a dois. Conversando com o rapaz, declarou estar “pessimista”, pois sua jovem parceira seria para ele, uma pessoa controladora, possessiva e obsessiva e emocionalmente descontrolada. Já a moça, estava muito “otimista”, pois estaria ao lado de seu grande amor, poderia compartilhar mais intensamente os momentos de intimidade e já tinha até planos para a futura família.
E agora José…

Share

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.