Jofran P. Oliveira

psicólogo/psicoterapeuta – crp 06/125148

Dor na relação sexual

| 0 comentários

Um número significativo de mulheres sente dor durante o ato sexual, dificultando a penetração. A intensidade da dor pode variar de um pequeno desconforto até uma dor insuportável, inviabilizando o ato sexual em si e via de regra, causa de desapontamento mutuo no casal.

Essa perturbação do desejo sexual feminino recebe o nome de VAGINISMO: contração involuntária dos músculos próximos à vagina que impedem a penetração pelo parceiro e em casos extremos, até do espéculo em exames ginecológicos de rotina. Não se consegue controlar o movimento de contração, mesmo quando se deseja o ato sexual.

Vários fatores determinam a origem do problema: causas orgânicas como por exemplo, infecções urinárias e outras e há também o vaginismo de origem psíquica.

Nessa situação o melhor a se fazer é procurar ajuda especializada: ginecologista, fisioterapeuta, terapeuta sexual e psicoterapeuta são os profissionais que podem ajudar. Em São Paulo, a UNIFESP possui um centro de atendimento especializado. A sua autoestima vem em primeiro lugar.

Share

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.