Jofran P. Oliveira

psicólogo/psicoterapeuta – crp 06/125148

Falar pelos cotovelos…

| 0 comentários

[ANGUSTIA]

Meu olhar de profissional da psicologia diz que há algo muito errado nisso.

Recebo todo santo dia algumas centenas de mensagens muito bonitas, falando de amor ao próximo, perdão, felicidade, coragem. Algumas “mandam” jogar tudo para o alto e ficar “só com o que interessa”. Hoje inclusive li uma que dizia: “… bora ser feliz que faz bem para a saúde…”. É verdade, estar bem consigo mesmo é muito bom para a saúde.

No consultório existe um tipo especial de pessoa que sofre de uma angustia terrível e que não consegue nunca expressa-la. Demonstra esse sofrimento “falando demais”. Tem gente que fica rouca de tanto falar. Fala de qualquer coisa, menos do problema que a atormenta. Se diz que “falam pelos cotovelos”.

Não respira direito, não tem contato “real” com seus problemas, não reflete efetivamente sobre sua vida. Não está efetivamente em busca de autoconhecimento. Quer apenas se livrar dos problemas rapidamente.

Será que uma parte das pessoas que ficam postando essas mensagens bonitas também não estão querendo se livrar de seus pesos? Suas angustias ocultas sobre as quais não tem realmente coragem de chegar perto?

Share

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.