Jofran P. Oliveira

psicólogo/psicoterapeuta – crp 06/125148

Saúde financeira – cobranças por telefone, o que fazer?

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Me parece que melhor a fazer é ignorar essas ligações. Agir “friamente”. Se receber uma ligação de cobrança e ainda não estiver em condições de renegociar sua dívida, informe o fato ao cobrador sempre que for contatado até que esteja em condições de fazer um bom acordo. Em situações assim, procure prezar pela sua saúde mental/emocional.A função do agente de cobranças é receber o que é devido para a empresa que ele representa. Para executar essa função essas pessoas recebem um treinamento adequado cuja principal finalidade é minar a autoestima. São agressivos, frios e na maioria das vezes muito bem educados. Costumam apelar para as emoções do devedor (nome sujo, serasa, scpc, que não vai conseguir emprego ou que pode perder o atual…). Mas não se iluda: esse comportamento é fruto de um treinamento intenso e cientificamente elaborado com a finalidade de minar a resistência do interlocutor. Atenda sempre ao agente com educação e evite cair na armadilha emocional. Se o agente insistir, informe que vai desligar o telefone e desligue. Provavelmente ele ligará em seguida novamente – com a intenção de incomodar.
Não hesitam em ligar várias vezes ao dia, telefonam para o local de trabalho, eventualmente (esses são os piores…) “contam” para outras pessoas sobre os problemas do devedor, enfim, causam um estrago medonho na vida dos outros.
Em uma situação em que as dividas estão acumuladas, as pessoas tendem a sentirem culpa pelo ocorrido, há sentimentos de fracasso e ruina. Conflitos familiares, brigas, auto recriminação. Acusação mutua no caso de familiares e casais. As pessoas podem se tornar pessimistas, agressivas. Não raro desenvolvem síndromes ansiosas importantes e até quadros depressivos que complicam tudo ainda mais.

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