Jofran P. Oliveira

psicólogo/psicoterapeuta – crp 06/125148

[Disfunção erétil]

| 0 comentários

É a incapacidade recorrente e duradoura de se conseguir e/ou manter uma ereção durante o tempo necessário para concluir o ato sexual.

Em geral, o homem costuma procurar ajuda somente quando começa a se sentir extremamente incomodado com o problema. Eventualmente pode se sentir pressionado pela(o) parceira(o).

Uma forma de se identificar com alguma precisão se a origem do problema é orgânica ou psicogênica é verificar a presença de ereções involuntárias durante a noite e/ou observar se a ereção ocorre normalmente durante a masturbação. Atenção: essas “dicas” não dispensam em hipótese alguma o acompanhamento por profissional de saúde habilitado.

Se a verificação acima suscitou positiva, ou seja, há ereções noturnas e a ereção se mantém adequadamente na masturbação então existe uma possibilidade razoável de que o problema possa ser causado por distúrbios psíquicos, tais como depressão, estresse elevado, ansiedade generalizada, autoestima baixa, questões relacionadas ao desejo sexual, relacionamento desgastado, desemprego, problemas no trabalho, etc.

Se após procurar o urologista e executados os procedimentos recomendados ainda assim os sintomas persistem, convém encarar com seriedade a possibilidade de buscar ajuda psicológica.

O machismo como reflexão

Enquanto “ideologia” de “dominação” amplamente difundida em nossa sociedade, não vítima apenas as mulheres e as minorias. Vítima também os homens “heterossexuais” tanto quanto as demais populações, já que baseado nessa ideologia, os homens têm que provar o tempo toda sua “masculinidade” que nesse conceito deturpado, devem ser fortes, viris, corajosos, agressivos. Tem que ser infalíveis e assim por diante (esse assunto dá um livro inteiro).

O que fazer?

Encarar com franqueza o problema, livrar-se do ideal do “macho onipotente, indestrutível e infalível” (não existem) e compreender que como todo ser humano, tem suas fraquezas, sua fragilidade. Refletir e quando estiver pronto buscar a ajuda necessária. Maiores informações clique aqui.

Share

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.